Blog / Notícias

[Blog Xpert]
e-Social em Postos: Saiba mais!

IMPRENSA DATABITS

DatabitsConexe
Tel. +55 47 3521.3115

databits@databits.com.br

Desativamos nossos perfis no Twitter e Youtube por não concordarmos com a

CENSURA

que sofremos.

Crime de Opinião
NÃO EXISTE

O e-Social em Postos é um assunto que ainda deixa muitos empreendedores na dúvida.

Apesar dessa iniciativa do Governo Federal já estar funcionando quase que em sua totalidade, muitas pessoas não sabem o que é e-Social ou para que ele serve.

E acredite, isso pode ser um problema.

Já foram determinadas multas a serem aplicadas a todos aqueles que não repassarem informações no e-Social em Postos, ou que fizerem isso fora do prazo regulamentado. E esses valores podem ser bem elevados.

Além disso, a transmissão de informações incorretas e/ou a omissão de dados também serão penalizadas. Portanto, se você ainda não está usando e-Social no seu Posto de Combustível é melhor correr para não acabar tendo problemas com os órgãos fiscalizadores.

Confira nesse post o que é o e-Social e porque você deve ficar atento e em dia com essa documentação.

O que é o e-Social?

Essa é a sigla para Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Para quem ainda não conhece o e-Social, é uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar a transmissão de dados dos empregadores para os órgãos fiscalizadores.

Que tipos de dados serão transmitidos através desse programa?

Basicamente as empresas terão que passar todas as informações referentes aos trabalhadores.

Folhas de pagamento, comunicados de acidente, contribuições previdenciárias., aviso prévio essas são apenas algumas das informações que agora precisam ser transmitidas através do e-social.

E sim, esse programa também abarca os postos de combustíveis.

Por que se preocupar com esta documentação?

Quando falamos em e-Social em Postos, muitos proprietários desconhecem ou pouco ouviram falar dessa documentação.

Nesse caso, é preciso manter a calma, pois como a ferramenta ainda está em fase de implantação, muitas alterações estão ocorrendo e ainda irão acontecer ao longo do tempo.

Mas, como a plataforma exigirá o fornecimento de uma série de informações complexas sobre o ofício dos trabalhadores que atuam em postos de combustível, é importante que você, como gestor, encontre meios para documentar o máximo de informações possível e procure manter essas informações muito bem guardadas.

Esses cuidados são importantes, pois no futuro, caso o sistema faça o cruzamento de dados e identifique a falta, omissão, transmissão em atraso, ou qualquer outro problema com as informações dos seus funcionários, você pode ter que pagar uma multa bem alta.

Os valores se iniciam em R$ 800,00 e podem chegar até R$181.284,63.

Para lhe ajudar nesse sentido, reunimos nesse post uma série de dicas sobre como organizar a documentação para o e-Social em Postos. Confira!

Faça uma análise completa dos documentos de saúde e segurança no trabalho

O primeiro passo é tirar toda essa documentação da gaveta e analisar a fundo.

Verifique se o que está documentado realmente corresponde as situações de trabalho dos funcionários.

Qualquer divergência, por menor que seja, pode te gerar dores de cabeça.

Se necessário, atualize tudo para garantir que ao transmitir os dados para o e-Social em Postos, você não tenha nenhuma inconsistência de dados.

Fique por dentro dos documentos obrigatórios

O programa ainda está sendo atualizado. Afinal ele precisará englobar todas as empresas do Brasil.

Contudo, para quem é dono de postos de combustível já têm alguns documentos que foram divulgados como obrigatórios.

Até o momento são:

• Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Então trate de guardar tudo!

Coloque tudo em nuvem

Não mantenha esses documentos apenas em arquivos físicos. Caso algum acidente venha a acontecer e eles se perderem, você terá sérios problemas.

O ideal é colocar tudo em nuvem. Ou seja, fazer cópias digitais e armazenar em um programa específico para isso. Já existem empresas que fazem esse serviço de arquivamento digital que pode otimizar seu trabalho.

O e-Social em Postos já é uma realidade dentro do setor. Por isso, é melhor se preparar para não ter problemas com o seu negócio.

22 de novembro de 2018