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Atender bem os clientes que chegam no seu posto de combustível é essencial para que os mesmos voltem. Por isso o atendimento do frentista deve encantar os clientes. Não é preciso muito para que isso aconteça. Ser atencioso e simpático já é um ótimo inicio. Mas existem outras características que fazem com que o atendimento do seu posto se destaque perante os outros. Quando chega o momento de contratar alguém para sua equipe, alguns requisitos devem ser levados em conta. Isso porque se uma pessoa já apresenta ser comunicativa e simpática na entrevista, a probabilidade de ela atender seus clientes da mesma forma é maior. Neste post, vamos falar sobre o papel do frentista neste processo. Vamos também ressaltar as características necessárias para que todos os clientes saiam do posto encantados e retornem sabendo que serão bem atendidos. Confira: Seja CordialReceber um consumidor não envolve apenas as saudações de bom dia ou boa noite, é muito mais do que isso. O atendente ou frentista deve ouvi-lo com atenção para entender seus pedidos e poder ajudá-lo com eventuais dúvidas que possam surgir. Isso conquistará a confiança e o respeito de todos. A cordialidade é algo que dinheiro algum pode pagar. Frases para despedir como “esperamos vê-lo novamente” ou “volte sempre” reafirmam o aspecto atencioso do atendimento. Aqui também cabe a simpatia. Um atendente simpático e cordial faz com que o cliente se sinta bem vindo no seu empreendimento. Deixe sua equipe de frentistas InformadaEm postos de combustível, é comum que os motoristas procurem diversas informações sobre os combustíveis. E até mesmo sobre os melhores caminhos que devem pegar para chegarem a determinado local. Muitos também questionam sobre a troca de óleo e, ainda partes mecânicas do automóvel. Para que os frentistas de seu posto possam responder a todas as dúvidas de seus clientes, é necessário que você os informe. Portanto, caso aconteça alguma alteração no valor de seus produtos ou serviços, avise a todos. Também é importante que você os informe sobre as promoções e os programas de fidelização. Explique como tudo funciona para que todos saibam informar os clientes, e responder a perguntas feitas pelos mesmos. Tenha cautela com a aparência e o ambiente de trabalhoO frentista deve estar atento à sua higiene pessoal e estar sempre de banho tomado, cabelos penteados e dentes limpos. Esses cuidados também devem ser encaixados no local de trabalho. A limpeza do ambiente mostra uma preocupação não apenas com a aparência, mas com a organização do seu posto. E seus clientes percebem isso! Saiba posicionar seus frentistas na pistaUm frentista que deseja encantar o seu público deve estar sempre de prontidão, com um sorriso no rosto e com muita alegria para atender a todos. A disposição de sua equipe, no seu espaço, vai garantir um atendimento mais rápido e dinâmico. Tenha paciênciaTrabalhar com o público em geral significa que, eventualmente, terá que lidar com pessoas de todos os tipos. Isso inclui aquelas pessoas que não sabem o que querem, e até mesmo aquelas grosseiras. É preciso ter paciência e procurar ouvir o que o cliente tem a dizer, calmamente, para que seja possível orientá-lo. Manter o equilíbrio emocional com os clientes que estão sem paciência também é importante. Você quer evitar brigas e discussões, portanto manter a calma é essencial. Meça sempre as palavrasOutra medida de encantamento é saber conversar com o cliente de forma educada. É importante que as pessoas que trabalham no posto não falem palavrões ou usem uma linguagem de baixo nível. Trate as pessoas como; senhor, senhora, senhorita. Sempre de forma educada. Isso conta muito na visão dos clientes. Também é importante evitar que se fale tantas gírias. E sempre agradeça cordialmente o cliente por ter optado por você. Deixe sua equipe bem equipada e preparadaPara garantir um bom atendimento, algumas questões devem partir dos gestores. A primeira coisa a ser feita é treinar sua equipe para que todos atendam seus clientes da melhor forma. Para atender bem o cliente e exercer o trabalho com a maior eficiência possível, o frentista também deve ter os utensílios que precisa. Tais utensílios devem estar em boas condições de uso e ao seu alcance. Não existe como exigir excelência no atendimento do seu frentista, sem entregar a ele o que ele precisa para trabalhar com maestria. Para que seus frentistas trabalhem com bom humor e disposição, eles precisam estar descansados. Por isso é importante montar uma escala de trabalho justa e equilibrada. Também é importante motivar seus frentistas. Afinal, toda a equipe motivada trabalha melhor, e portanto apresenta melhores resultados. Essas são apenas algumas dicas do que o gestor pode fazer para melhorar o atendimento do seu posto. Aliado às características principais, e que todo frentista deveria ter. Partindo disso, fica muito mais fácil garantir que o atendimento seja ótimo a ponto de encantar o cliente. Dessa forma, o gestor do posto precisa repassar essas dicas aos frentistas, de modo que o estabelecimento atenda cada vez melhor e seja reconhecido por isso. 10 de maio de 2019 |
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